O que é gêmeo digital?

Um gêmeo digital é uma representação virtual de um produto, processo, pessoa ou local físico que pode entender e prever sua contraparte física. Um gêmeo digital tem três componentes: uma definição digital de sua contraparte (gerada por um aplicativo de CAD, PLM, etc.), dados operacionais/experienciais de sua contraparte (recolhidos de dados da Internet das Coisas, telemetria do mundo real e além) e um modelo de informação (painéis, HMIs e mais) que correlaciona e apresenta os dados para orientar a tomada de decisões.

Tipos de gêmeos digitais

Os gêmeos digitais existem em muitas formas e complexidades variadas, mas podem ser classificados em quatro áreas físicas:

 

Produto

Captura o ciclo de vida do produto desde a origem até a operação no ambiente final do cliente e o descomissionamento.

Processo

Representações de operações de manufatura e atividades de produção para criar produtos e serviços.

Pessoas

Forneça informações de tarefas aos trabalhadores e/ou capture dados para melhorar a eficiência do processo.

Locais

Virtualize um local – como uma fábrica ou estação de trabalho – para obter informações sobre o complexo funcionamento do ambiente e interagir com ele.


O que um gêmeo digital pode fazer?

Gêmeos digitais para melhorar o serviço e o tempo de atividade

Com a PTC como parceira, a Howden está usando tecnologias como realidade aumentada e IoT para demonstrar o poder das experiências imersivas. Um dos objetivos da Howden é usar a tecnologia de gêmeos digitais para reduzir o risco de negócios para seus clientes, melhorando o tempo de atividade dos produtos implantados.

Veja como funciona

Gêmeo digital de local, processo e pessoa

As tecnologias emergentes de computação e análise espacial estão permitindo a criação de gêmeos digitais de locais. Com visão panorâmica e detalhada do chão de fábrica, possibilitada pela integração de vários conjuntos de dados, a análise espacial oferece visibilidade dos movimentos dentro de um espaço e pode fazer recomendações baseadas em dados sobre como melhorar os processos e o desempenho. Veja como neste vídeo do PTC Reality Lab.

Saiba mais

digital-twin-deep-dive-1920x906-1_1920x906 digital-twin-deep-dive-1920x906-1_1920x906

Mergulhe Mais Fundo com os Gêmeos Digitais

À medida que as empresas industriais geram volumes crescentes de dados sobre o mundo físico, elas mapeiam esses dados de volta aos sistemas de TI que definem seus produtos, processos, pessoas e locais para aprimorar o segmento digital. Os gêmeos digitais estão rapidamente provando ser um acelerador estratégico fundamental para a transformação digital e os meios para liberar o valor dos dados em toda a empresa.

No Estado dos Gêmeos Digitais 2022, exploramos como os gêmeos digitais estão impactando os negócios hoje em engenharia, manufatura e serviços. Embora observemos que uma estratégia de gêmeos digitais apresenta desafios específicos, destacamos os potenciais benefícios significativos da iniciativa.

Aplicações dos gêmeos digitais

As aplicações que fazem uso de gêmeos digitais não param de surgir. Com a tecnologia vem a capacidade de feedback em tempo real – e até mesmo monitoramento preditivo e percepções. Tudo isso gera o potencial de expor novas oportunidades de receita, como a entrega aprimorada de serviços. Os resultados desses casos de uso são maior satisfação e fidelidade do cliente, impulsionados por maior tempo de atividade do ativo e menor tempo de resolução de incidentes.

Ao examinarmos todas as oportunidades para a PTC e nossos clientes, existem três áreas distintas em que os gêmeos digitais farão a diferença: engenharia, manufatura, manutenção e serviços. Explore cada uma delas em mais detalhes abaixo.

Engenharia
Manufatura
Serviços

Engenharia

Em engenharia, a tecnologia de gêmeos digitais fornece uma lente de produto que permite que as equipes entendam melhor como os produtos estão sendo usados no campo e, em seguida, usem esses dados para criar produtos cada vez melhores. Por meio desse processo de design de loop fechado, as organizações de engenharia otimizam a forma, o ajuste e a função do produto, bem como a qualidade muito além do que pode ser alcançado quando documentos de especificação estáticos são usados. 

 Utilizando um modelo digital e ferramentas de simulação, eles podem validar o desempenho bem antes e, em alguns, em vez da prototipagem física, reduzindo a dispendiosa necessidade de refazer o design nos estágios finais e acelerando o tempo de lançamento no mercado.

Manufatura

O desenvolvimento de aplicativos de gêmeos digitais para manufatura não para de aumentar, beneficiando todos os níveis de operações de manufatura. Particularmente com gêmeos digitais baseados em processos, as empresas ganham visibilidade e planejamento de produção, o que melhora a agilidade operacional, aumenta o rendimento e otimiza a eficiência do processo em toda a cadeia de suprimentos.

Casos de uso específicos incluem monitoramento de produção, monitoramento de ativos e diagnósticos de máquinas, suporte a instruções visuais de trabalho, manutenção preditiva, melhoria do desempenho do chão de fábrica, otimização de processos e muito mais.

Serviços

Para auxiliar as equipes de manutenção e serviço, os gêmeos digitais estão sendo usados para aprimorar a entrega de serviços e ofertas que melhoram a satisfação do cliente por meio de maior tempo de atividade e tempo de resolução mais rápido. As equipes os utilizam para identificação e fornecimento de peças de reposição, orientação/verificação visual de procedimentos para funcionários da linha de frente, monitoramento remoto e serviço e manutenção preditivos.

Quais são os benefícios da tecnologia de gêmeos digitais?

As empresas industriais estão começando a arranhar a superfície dos benefícios dos gêmeos digitais. Abaixo está um resumo dos benefícios potenciais em todos os casos de uso.

  • Aumente a agilidade e a resiliência da cadeia de suprimentos 
  • Reduza o tempo de lançamento dos produtos no mercado 
  • Habilite novos modelos de negócios (ou seja, produto como serviço) 
  • Aumente a satisfação dos clientes 
  • Aprimore a qualidade dos produtos
  • Impulsione a eficiência operacional 
  • Aumente a produtividade
  • Informe os esforços de sustentabilidade

Percepções dos gêmeos digitais

Os gêmeos digitais têm um enorme potencial para as empresas do setor industrial. Eles podem servir como base para melhorias na próxima geração de um produto, ajudar a identificar gargalos nos processos e oferecer suporte ao técnico de serviço para acelerar a realização de reparos. À medida que você explora os casos de uso e aplicações certos para sua empresa, consulte nossos líderes de pensamento sobre tópicos específicos de gêmeos digitais.

Os Melhores Casos de Uso Práticos de Gêmeos Digitais
Como os Gêmeos Digitais Habilitam a Manutenção Preditiva
Os Oito Principais Benefícios dos Gêmeos Digitais
O que é gêmeo digital?

Os Melhores Casos de Uso Práticos de Gêmeos Digitais

Os casos de uso de gêmeos digitais são aplicáveis em vários setores e funções (engenharia, manufatura e serviços). Veja como essas implementações práticas estão criando um valor muito real.

Como os Gêmeos Digitais Habilitam a Manutenção Preditiva

Os gêmeos digitais fornecem uma base sólida para a manutenção preditiva, permitindo que as empresas entendam melhor seus produtos e processos físicos e respondam proativamente aos problemas.

Os Oito Principais Benefícios dos Gêmeos Digitais

Os benefícios dos gêmeos digitais incluem maior satisfação do cliente, qualidade do produto, eficiência operacional e muito mais. Este blog aborda todos os principais benefícios.

O que é gêmeo digital?

Se você precisa de uma cartilha para gêmeos digitais e como a tecnologia funciona hoje, este blog é perfeito para você começar. Saiba como os gêmeos digitais estão transformando produtos, processos e lugares.

Fique por dentro da transformação digital



Aguarde enquanto sua solicitação está sendo enviada...